Você será redirecionado em 8 segundos

O Saúde Web agora é Saúde Business 365. Venha fazer parte desta comunidade! Aqui você encontrará todo o conteúdo de qualidade a que você estava habituado, mas dentro de uma nova plataforma digital que permitirá interação, colaboração, apresentações entre todos os elos da cadeia. Faça seu cadastro e seja bem-vindo!

IT Mídia IT Mídia
Notícias em destaque
RSS
por Antonio Carlos Endrigo*
OPINIÃO | 9 de março de 2009

A tecnologia da informação a favor da saúde

Em artigo, Antonio Endrigo relata a utilização da tecnologia como comunicação no setor de saúde suplementar
crédito: Antonio Carlos Endrigo* Antonio Endrigo: TI e comunicação no setor de saúde suplementar apresenta inúmeras inovações

Antonio Endrigo: TI e comunicação no setor de saúde suplementar apresenta inúmeras inovações

A utilização da tecnologia da informação e comunicação no setor de saúde suplementar apresenta a cada dia inúmeras inovações que contribuem não só com uma melhor gestão do negócio das operadoras de saúde e prestadores de serviços médicos e odontológicos, mas principalmente com a melhoria da assistência à saúde dos beneficiários.

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

Tem mais informações sobre o tema? Então, clique aqui

Algumas empresas hoje no mercado oferecem sistemas avançados de atendimento e faturamento eletrônicos para conectar as operadoras de saúde e os prestadores de serviço armazenando informações valiosas sobre os beneficiários que podem contribuir com a medicina preventiva.

A união da tecnologia com a informação armazenada por esses sistemas permite aos hospitais, clínicas e laboratórios acessar em tempo real dados sobre atendimentos, exames e cirurgias realizados, últimas internações, etc. com rapidez e segurança, permitindo uma melhor gestão da saúde de cada beneficiário e contribuindo com uma melhor qualidade de vida.

Por outro lado, as operadoras de saúde também podem usufruir, e muito, dos benefícios do uso inteligente dessas informações eletrônicas. A disponibilidade desses dados de forma segura é uma ferramenta estratégica para as operadoras que podem gerenciar os riscos de doenças de forma otimizada, prevenindo-as, e otimizar a produtividade do negócio. Além é claro, de reduzir o uso e o fluxo do papel e oferecer uma melhoria dos serviços prestados. O desafio é manter saudáveis os beneficiários por mais tempo e evitar complicações dos pacientes que já apresentam doenças.

Nos últimos três anos tivemos muitos avanços digitais no setor de saúde suplementar com a adoção do padrão TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar) estabelecido pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e a implementação da tecnologia de Certificação Digital no processo de troca de documentos eletrônicos.

Acredito que o próximo passo seja a adoção do sistema de informação EHR – Electronic Healthcare Record, traduzido em português para Registro Eletrônico de Saúde, que armazena e gerencia todas as informações de saúde de cada beneficiário. O EHR já é utilizado nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, ainda está engatinhando, porém será crucial para melhorar a eficiência dos serviços médicos e hospitalares e a qualidade da saúde oferecida à população.

*Antonio Carlos Endrigo é Diretor Comercial, Marketing e Produtos da Orizon

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicadas refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nesta publicação. 

 

  • Wendel

    gostei muito do assunto, esta de parabens estou escrenvendo algo parecido voltado para saude publica .gostaria de seu contato. agradeço

Catálogo Hospitalar Busca de serviços e equipamentos hospitalares, medicina e saúde
RSS
Parceiros

Portais: IT Mídia | IT Web | Saúde Web

Fóruns: IT Forum | IT Forum + | IT Business Forum | Saúde Business Forum