IT Mídia
Notícias em destaque
RSS
por Valéria Vieira*
OPINIÃO | 7 de julho de 2009

O papel do Gestor Hospitalar no mercado

Em artigo, a biomédica Valéria Vieira comenta a importância do Gestor Hospitalar na administração dos centros de saúde

A Administração Hospitalar, assim como qualquer outro tipo de administração, visa, em regra geral, coordenar e normalizar seu meio laboral e institucional. É finalidade da Administração atingir objetivos por meio dos esforços das pessoas, com as funções administrativas de planejamento, organização e controle.

Dentro desta perspectiva, o profissional da Administração, foi durante anos, quem gerenciou as unidades de saúde. Porém, as instituições de assistência à saúde são compostas pelos mais diversos setores, com equipes multidisciplinares e demandas muito especificas para as quais o Administrador não estava preparado.

Quando os problemas causados pela falta de treinamento específico do Administrador começaram a interferir no atendimento ao paciente, a grande maioria das instituições de saúde optou pelo médico como gestor da instituição.

Embora o médico seja um profissional imprescindível nas instituições da saúde e apto a promover as relações humanas e práticas públicas de saúde, faltava a este profissional a técnica administrativa para o bom desempenho das instituições.

De forma alguma estaria menosprezando estes profissionais, muito pelo contrário conheço excelentes Administradores hospitalares e excelentes médicos Gestores, porém, na maioria das vezes estes profissionais não são treinados adequadamente para as funções Humanas e Administrativas que são necessárias ao GESTOR HOSPITALAR.

Os cursos de Tecnologia surgiram justamente neste ponto: a importância do Gestor de Tecnologia no país. A filosofia destes cursos parte da consciência das necessidades do mercado de trabalho, que busca um profissional capaz de dialogar com a prática e a teoria. O Gestor precisa ter a mente pautada na atitude transdisciplinar, no diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, na busca constante de descobertas de novas práticas do pensar e do agir em sociedade, na generalidade, alguém que possa atuar em diferentes campos da tecnologia, pois sabe dialogar com diferentes áreas.

O Gestor Hospitalar é um profissional capaz de gerenciar de forma eficiente a complexidade das atividades das instituições de saúde, adquirindo autonomia no processo de aquisição e disseminação do conhecimento para ser um agente multiplicador apto a resolver questões internas e externas da organização e suas relações humanas, sociais e tecnológicas.

Posso dizer que tenho orgulho de formar este profissional fomentando a aquisição de senso critico na resolução de problemas por meio de modernas técnicas de gerenciamento, buscando flexibilidade e inovação. Quem escolhe essa carreira encontra mercado em todo país em hospitais, laboratórios de análises clínicas, policlínicas, casas de saúde para idosos, entre outros.

E hoje no dia do Hospital, quero parabenizar este profissional tão novo que deve revolucionar todo gerenciamento hospitalar no país. Fazendo efetivamente se valer os princípios da universalidade equidade e integralidade.

*Valéria Vieira é biomédica, especialista em Oncologia e Terceiro Setor, mestra em Biotecnologia, é coordenadora e professora dos cursos de Gestão Hospitalar e Gestão Ambiental da Faculdade Anhanguera de Osasco.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicadas refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nesta publicação.

  • poliana

    Estou fazendo faculdade de gestao hospitalar ,quero me manter enformada sobre a area que escolhi.

  • poliana

    O que devo fazer para obter um otimo dezenpenho no gereciamento de um hospital.

  • pedro

    ola jovem valeria, ja sou tec de enf. e se tudo der certo serei seu aluno…porem sou 1 bem humorado como profissional…

  • Rockempresario

    olá professora valeria. meu nome é Luciano Lima estou estudando o curso de Gestão Hospitalar, na universidade Estácio de Sá. gostaria muito de sua ajuda pois estou fazendo um trabalho valendo pontos em que foi me passada a seguinte pergunta: QUE VARIÁVEIS VOCÊ UTILIZARIA PARA O PLANEJAMENTO ADEQUADO DE SUA UNIDADE, CASO VC FOSSE NOMEADO GESTOR HOJE. A SENHORA PODE ME AJUDAR.

  • Lays Freitas

    olá professora valeria. meu nome é Lays Barbosa estou estudando o curso de Gestão Hospitalar, e gostaria de saber como um futuro gestor deve agir diante de um novo conhecimento?

  • genilde

    quanto ganhar professora nessa area de gestao hospitalar quero fazer o curso????quanto ganha??

  • Nicinha-gh

    ola professora valeria. estou cursando gestao hospitalar. mas ja administro uma unidade de saude publica a quatro anos e tenho dificuldade para colocar as coisa como quero ja que tudo depende do meu gestor maior. como posso melhorar minha unidade se dependo do outro.

  • Grazy Garcia

    Estou fazendo faculdade de Gestão Hospitalar e pra mim está sendo otimo , pois não estamos somente aprendendo como é um gestor mais tbm temos conhecimentos de várias outras coisas que envolve comportamento organizacional , gestão de pessoas !

  • jai

    Bom dia! Professora vejo que é uma area muito interesante para que esta na area administrativa,mais o reconhecimento finaceiro e bom quanto o curso.

  • Anna Line Barros

    olá…sou formada no curso de gestão hospitalar há 2 anos, e sinceramente,não sei mais o que pensar….simplismente não tem área de atuação,os hospitais nunca vão reconhecer os gestores hospitalares como profissionais.. o País não valoriza a profissão!

Catálogo Hospitalar Busca de serviços e equipamentos hospitalares, medicina e saúde
RSS
Parceiros

Portais: IT Mídia | IT Web | Saúde Web

Fóruns: IT Forum | IT Forum + | IT Business Forum | Saúde Business Forum