Planos devem incluir forma de reajuste nos contratos com médicos
OPMEs movimentam consumo de alta tecnologia
10 motivos para ter acreditação
Convênios médicos faturam R$ 83,4 bilhões, 11,7% a mais
Sites para agendamento de consultas médicas começam a aparecer no Brasil
15 iniciativas de qualidade antes da acreditação
6 ganhos com tecnologia e processos adequados
Estudantes acham pertinente misturar medicina com administração
Mapfre vai entrar na disputa pelo mercado de plano de saúde
Economia do comportamento reduz gastos com doenças crônicas
RN: ANS regula contratos entre médicos e planos de saúde
Justiça nega recurso e governo não pode destinar 25% dos leitos para planos
Healhtcare e TI em saúde mudaram muito desde que Rick Schooler, CIO e vice-presidente do Orlando Health, na Flórida, ingressou na indústria em meados de 1990.
Quando Schooler iniciou em saúde no Hospital Metodista de Indiana, usuários de interfaces gráficas como Windows 3.1 foram revolucionando o desktop do escritório na maioria dos campos, mas os hospitais ainda executavam mainframes. “Registro, faturamento e, talvez, laboratório e a área de radiologia eram as únicas coisas automatizadas”, disse Schooler à InformationWeek Healthcare. “Todo o resto era manual.”
Embora as organizações de saúde ainda estejam se esforçando para mudar do papel para registros de saúde eletrônicos (EHRs, da sigla em inglês), os dados são bastante ricos e os sistemas de apoio à decisão têm avançado ao ponto que a informação realmente está ajudando a criar um melhor atendimento, de acordo com Schooler, vencedor da John Gall E. CIO do Ano, prêmio idealizado pela Faculdade de Executivos de Informação e Gestão de Saúde (CHIME, da sigla em inglês) e pelo HIMSS. Schooler será reconhecido na Conferência HIMSS 2012, que acontece em 23 de fevereiro em Las Vegas.
O prêmio leva o nome do falecido John Gall E. Jr., que implementou o primeiro sistema de informação médica totalmente integrado no Hospital El Camino, em Mountain View, na Califórnia, na década de 1960.
Schooler diz que venceu o prêmio devido à sua longevidade, após 21 anos na área da saúde. “É também um prêmio que significa que uma pessoa tenha sido reconhecida como um líder de pensamento na indústria”, disse ele. Schooler, na verdade, foi nomeado CIO do ano há seis anos, mas era inelegível por fazer parte do conselho CHIME.
Sistema interno
“Um sistema de saúde como o nosso tem literalmente centenas de sistemas de informação clínica”, disse Schooler. Diferentes fornecedores oferecem sistemas para agendamento de inscrição, cobrança e serviços auxiliares. “Há todas essas tecnologias que precisam ser integradas.”
O carro-chefe do Orlando Regional Medical Center é o Allscripts EHR Sunrise, o que é interessante na medida em que Sunrise é um produto da Eclipsys, que adquiriu em 2010 a Allscripts. Orlando Health também trabalha com a GE Healthcare e a Virtual OfficeWare para fornecer hospedagem de registros eletrônicos no ambulatório.
Ao longo dos anos, EHRs tornaram-se muito mais amplos e sofisticados do que Gall havia desenvolvido e até mesmo dos que Schooler havia trabalhado no Hospital Metodista. “O que chamamos de registros eletrônicos são hoje um superconjunto do que tínhamos no passado”, disse Schooler.
A tecnologia pode ser diferente, mas a estratégia de sistemas de integração é a mesma. “Tudo decorre da obtenção de fluxos de trabalhos eficazes”, explicou. Mas, para os primeiros 15 anos de carreira da saúde, Schooler lutou tentando encontrar a tecnologia com força analítica e interoperabilidade o suficiente para ajudar os médicos a gerenciar melhor o atendimento ao paciente.
Agora, um “novo nível de suporte à decisão”, guiado pela inteligência de negócios, está movendo a saúde para próximo do que Schooler chama de “Endgame” de gestão da doença, análises clínicas e saúde da população. “Mas antes de tudo, você tem que ter captura eficaz de dados “, disse. Em outras palavras, um sistema é tão bom quanto os dados. “Isto é muito importante para os próximos cinco a 10 anos de saúde”, disse Schooler.
Segundo o CIO, os vencedores e os perdedores da transformação do sistema de saúde dependerão de quão bem eles exploram os seus dados, tanto em tempo real quanto no retorno de consultas e atendimentos. “Estamos agora em condições de se concentrar em algo que eu sempre chamei a atenção dos responsáveis pelo setor”.
“Isso é tudo sobre buscar o tratamento certo para o paciente certo, na hora certa”, disse ele.
Fonte: Neil Versel | InformationWeek EUA; replicado pela InformationWeek Brasil
USINA DE OXIGÊNIO - PSA
CARRO MULTI LINE ISOLAMENTO/TRATAMENTO
Bomba de Infusão UNISET NB 400
Sugador Odontológico
CPAP S8 Compact Resmed
CAMA ELÉTRICA ? FOWLER / TRENDELEMBURG COM CARENAGEM DA BASE MODELO: (...)
AGITADOR DE KLINE modelo AK 0506
Luva Cirúrgica Sensifirm – MUCAMBO
Transformador de Separação
Cadeira de Banho para Obeso – Duralife
Barras de Apoio
Colher Luxo a Granel