IT Mídia
Notícias em destaque
RSS

Aplicabilidade do Planejamento Estratégico no Faturamento Hospitalar

1 de junho de 2011 15:25

A área de faturamento hospitalar,   pode ser comparada  a  uma empresa em sua integralidade, pois apresenta uma variedade de problemas para finalização de sua atividade principal, acumulando, por isso, um passivo financeiro expressivo.

Planejamento estratégico, conhecido e utilizado atualmente, é o resultado da contribuição de inúmeros autores que foram ao longo dos anos desenvolvendo e aperfeiçoando suas teorias, estudos e práticas, adequando-as para ambientes cada vez mais turbulentos e imprevisíveis.

Na área da saúde, em especial na área hospitalar, o processo é ainda mais complexo. Entender e trabalhar o processo hospitalar como negócio e equilibrar esse conceito com a função social da instituição exigem uma gestão empresarial absolutamente ética, competente e desafiadora. Logo, a elaboração periódica de um planejamento estratégico torna-se fundamental para a sustentabilidade e perenidade da organização.

Refletir sobre o faturamento hospitalar obriga-nos a por em prática todas as dimensões do planejamento estratégico, chamando nossa atenção para as perspectivas do cliente, processos internos, aprendizado e crescimento, e não somente na financeira.

A instituição hospitalar deve ampliar seu olhar, entendendo que o faturamento hospitalar tem seu início no momento da solicitação de atendimento, seja ele ambulatorial ou internação hospitalar. A burocracia na obtenção de autorizações para a realização de procedimentos médicos e uso de materiais nos hospitais é a primeira etapa a ser abordada pela aplicação da ferramenta 5W2H, garantindo um salto qualitativo nas ações e um diferencial competitivo para as instituições.

A análise das fontes pagadoras deve também ter seu lugar de destaque na verificação dos cenários.

Não menos importante, mas pouco empregada é a análise do capital humano aliada ao perfil de competências e habilidades. Deve-se lembrar que as atividades desenvolvidas na área do faturamento hospitalar são específicas, complexas, desgastantes e requerem alta concentração necessitando, portanto dessa análise ação imperativa para conquista das metas estabelecidas.

A identificação dos fatores críticos de sucesso, para área do faturamento de qualquer  instituição é igualmente  imprescindível. O uso da ferramenta BSC fornece a estrutura necessária para a escolha da estratégia em termos operacionais.

Fica evidente, portanto, a necessidade da comunicação clara, objetiva e rápida entre os níveis estratégico tático operacional, envolvendo todos os agentes nos processos e metas a serem atingidas. Cada etapa do processo é de importância fundamental para esse desenvolvimento, devendo ser respeitada e valorizada.

Colaboradora: Marcia Villela

  • Patriciaiona

    não entendi bem. gostaria de saber quais as medidas de melhoria aplicaveis

Sobre Enrico de Vettori

Enrico De Vettori : Sócio da Deloitte Consultores - líder da área de Life Sciences & Healthcare no Brasil. Administrador de empresas com pós graduação em gestão estratégica de negócios – FGV-SP.

Entre em contato com Enrico de Vettori

Catálogo Hospitalar Busca de serviços e equipamentos hospitalares, medicina e saúde
RSS
Parceiros

Portais: IT Mídia | IT Web | Saúde Web

Fóruns: IT Forum | IT Forum + | IT Business Forum | Saúde Business Forum