IT Mídia IT Mídia
Notícias em destaque
RSS
Notícia enviada por Ana Paula Alcantara anapaulaalcantara@uol.com.br
| 20 de junho de 2013

Guia para aproveitar bem uma consulta médica: cuide de sua saúde antes, durante e depois de ir ao médico

Se você sente alguma dor, percebe que algo não vai bem com sua saúde ou se dá conta de que deixou escapar a data daquele exame cuja recomendação é anual, é importante que se organize de forma a dedicar tempo a você mesmo.

Se você sente alguma dor, percebe que algo não vai bem com sua saúde ou se dá conta de que deixou escapar a data daquele exame cuja recomendação é anual, é importante que se organize de forma a dedicar tempo a você mesmo.
Tenha hábitos de alimentação e vida saudáveis, pratique exercícios, invista em sua alimentação e procure ter momentos de lazer com sua família, realizando atividades que lhe tragam bem-estar e alegria.
Sempre que houver necessidade, procure um médico de sua confiança, relate à ele tudo que sente e ouça com atenção as recomendações que ele tem a lhe passar.
Aproveite esta oportunidade e este precioso tempo para cuidar de você, respondendo às perguntas médicas com atenção e precisão, de forma que você possa obter o tratamento e orientação mais fidedigna possível, afinal, apenas com o conhecimento apurado sobre o que você sente é que o médico vai poder lhe orientar e indicar o tratamento mais adequado.
Com informações precisas e detalhadas, o médico conseguirá prestar o apoio necessário, que é diagnosticar e propor o tratamento, mais isto corresponde apenas à metade do trabalho. Os outros 50% ficam por conta do paciente, ao aderir ao tratamento e seguir as recomendações”, explica Remegildo Gava Milanez, Diretor de Provimento de Saúde da Unimed Vitória.
Para garantir bons resultados e melhoria de suas condições de saúde, é preciso começar a se preparar para uma consulta médica, antes mesmo de estar frente à frente com o profissional. Quer ver como?

Antes da consulta
- Encontre um médico de confiança
- Evite pular de um médico para outro, sem necessidade
- No caso de dúvida sobre o especialista que consultar, procure um clínico geral/clínica médica
- Marque sua consulta médica com antecedência
- Confira previamente o endereço do médico
- Compareça no horário marcado. Caso não possa comparecer na data agendada, não se esqueça de desmarcar.
- Não esqueça a carteirinha do plano de saúde
- Faça uma lista com todos os sintomas que o fizeram marcar a consulta. Em caso de dor, por exemplo, vale anotar qual a intensidade, há quanto tempo existe, como e quando desaparece.
- Você também pode anotar suas dúvidas, os medicamentos dos quais faz uso, as vitaminas que está tomando… Anote também as alergias, se tiver.
- Leve os exames já realizados e, se for levar vários, separe-os em ordem cronológica para facilitar o entendimento do médico. Conhecer os resultados dos exames que você já fez é fator importante para o estabelecimento do tratamento mais adequado.
- Se isso for deixá-lo mais seguro, peça um parente ou amigo de confiança para acompanhá-lo na consulta.
- Procure resgatar seu histórico familiar. O médico poderá questioná-lo sobre o assunto.

Durante a consulta
- Não tenha vergonha de fazer perguntas. Cabe ao médico ser claro em sua explicação e ao paciente, questionar e esclarecer todos os pontos que não tenha entendido. Acreditar que o médico fala e o paciente apenas ouve é uma atitude que já faz parte do passado. Não se pode ser passivo na consulta, afinal, é a sua saúde que está em discussão. Não saia com dúvidas do consultório.
- Durante a consulta, muitas vezes os profissionais da saúde utilizam termos técnicos difíceis de entender. Se isso ocorrer, não hesite em pedir explicações.
- Se forem prescritos medicamentos, o primeiro passo é entender o que foi prescrito e como deve ser ingerido. Se a letra do médico for difícil de entender, não tenha vergonha e pergunte. Há medicamentos que devem ser tomados em horários específicos porque o efeito é melhor; outros que não podem ser ingeridos com sucos ou leite, ou ainda antes ou depois das refeições. Questione os possíveis efeitos colaterais e as principais indicações do remédio.
- Se forem solicitados exames, peça ao médico para explicar qual o objetivo, o que ele espera encontrar no resultado, quais as possibilidades levantadas com relação às queixas do paciente.
- Não falar sobre dores, medicamentos que está tomando ou qualquer outra alteração de sua condição clínica pode dificultar diagnósticos e o próprio trabalho do médico.
Depois da consulta
- Siga corretamente as prescrições médicas em relação ao uso de medicamentos e a exames solicitados.
- Faça os exames dentro do prazo, busque os resultados, leve-os ao médico no prazo determinado e arquive o material para eventuais consultas.
- Guarde sempre seus exames: exames médicos são importantes a qualquer momento, eles podem auxiliar no diagnóstico do médico.

- Não faça exames e deixe-os no laboratório ou nas Clínicas de Raio-X: além de estar desperdiçando, você pode estar colocando a sua vida em risco ao não voltar ao médico com os resultados.

- Nunca deixe os exames realizados no consultório do médico a não ser que ele precise deles para enviar à outro profissional ou a um hospital no caso de uma internação ou procedimento.

- Termine sempre o tratamento, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

- Tome o medicamento até a última dose que o médico indicou.

Catálogo Hospitalar Busca de serviços e equipamentos hospitalares, medicina e saúde
RSS
Parceiros

Portais: IT Mídia | IT Web | Saúde Web

Fóruns: IT Forum | IT Forum + | IT Business Forum | Saúde Business Forum